O que você está procurando ?
< All Topics
Print

4. Tela de Registro de Ocorrências

Tela de Ocorrências

A tela de Registro de Ocorrências inicia sem nenhuma informação de ocorrências e aguarda o operador selecionar uma localidade DESTINO ou ORIGEM para iniciar a apresentação da lista de ocorrências.

Ficou definido que :
DESTINO é a unidade da empresa que  recebeu o produto com problema OU um Centro de Custo que está recebendo um Bem Patrimonial em transferência
e a
ORIGEM seria de onde a Mercadoria / Bem Patrimonial  foi enviada.

Estão disponíveis os filtros de :

  1. ORIGEM
  2. DESTINO
  3. Tipo de Problema
  4. Status
    e
  5. Intervalo de tempo

O primeiro filtro a ser selecionado é o de ORIGEM ” E / OU ” DESTINO e depois os filtros auxiliares de: Range de Data de Criação da Ocorrência, Tipo de Problema ou Status Atual da Ocorrência.  

Apesar de podermos selecionar a mesma ORIGEM e DESTINO, isso não faz muito sentido pois o filtro trabalha no modo “E” e estaríamos buscando uma Ocorrência criada em um DESTINO com a mesma ORIGEM, então se ambos estiverem selecionados com a mesma informação o resultado provável vai ser  nenhuma Ocorrência listada. 

A lista de DESTINOS e ORIGENS que vai aparecer na lista Dropdown dos filtros vai ser a das localidades que o usuário estiver cadastrado. 

 

a. Descrição da Área de Filtros

Os filtros são usados para selecionar a informação que sejam de interesse do usuário.

O campo informativo Quantidade indica o número de ocorrências depois de aplicados os filtros e do campo “Pesquisa por Palavra Chave”. O usuário pode optar em esconder a informação de quantidade clicando no botão azul “!” ao lado do título Quantidade.

O botão  Exportar  pode ser usado para exportar a tabela apresentada na tela (após a aplicação dos filtros) para um arquivo Excel ou PDF.

Por fim o botão “Selecionar Colunas”  dá a opção ao usuário de selecionar as colunas da tabela de Ocorrências que ele prefere que sejam apresentadas.

Essa configuração vai ser importante na diferenciação de informações de ocorrências Nacionais ou Internacionais mais adiante.

As configurações selecionadas pelo usuário são mantidas quando de um novo login no sistema.

Como exemplo vamos selecionar o DESTINO : Unidade CDL SALVADOR – RFID

 

Note que apenas a ORIGEM foi selecionada nos filtros e foram selecionadas 22 Ocorrências indicadas no Card de Quantidade. 

Se adicionalmente selecionarmos o Status ABERTO  teremos somente as 9 abertas na lista : 

b. Botão ADICIONAR OCORRÊNCIA

O botão  “ + ADICIONAR OCORRÊNCIA”    é usado para adicionar novas ocorrências no sistema. Ao clicar nele é apresentado um “modal” (janela sobreposta à tela) para preenchimento das informações. A partir da versão 19.8.0 o modal vai trazer blocos de campos definidos para cada tipo de aplicação e foram definidos 2 tipos padrão : 
   1) Ocorrências relacionadas a LOGÍSTICA 
   2) Ocorrências relacionadas a movimentação de BENS PATRIMONIAIS. 

Essa definição de modelo a ser usado é feita no momento da configuração inicial da empresa dentro do sistema. 

 

 

c. Ocorrências Relacionadas a LOGÍSTICA

No caso das Ocorrências Relacionadas a LOGÍSTICA foram definidos Blocos com informações relevantes ao processo.

Iniciamos com os CAMPOS OBRIGATÓRIOS : 

Esse primeiro bloco tem as informações gerais da ocorrência. Nela são cadastradas as informações OBRIGATÓRIAS das ocorrências. São elas :

        • DESTINO (onde chega o item com problema)
        • ORIGEM (origem do produto)
        • PROBLEMA (informa o problema identificado dentre as opções cadastradas)
        • STATUS (vai indicar a situação da ocorrência)
        • DEFEITO (é um campo com uma lista mais específica  do Problema indicado acima). 

O campo OBSERVAÇÕES não é obrigatório, mas pode ser usado para descrever o problema ocorrido. Na sequência de análise e tratamento da ocorrência, o campo pode ser usado para registrar informações adicionais  relacionadas ao problema.

Qualquer usuário com acesso à funcionalidade de Registro de Ocorrências pode clicar sobre a ocorrência e adicionar informações relevantes.

As OBSERVAÇÕES adicionadas por qualquer usuário ficam registradas no sistema incluindo o Usuário e a Data/Hora da inserção.

Já o campo PLANO DE AÇÃO deve ser usado num momento posterior à criação da Ocorrência e vai registrar as ações tomadas para que esse tipo de ocorrência não ocorra. Também podem ser adicionadas por qualquer usuário e ficam registradas no sistema incluindo o Usuário e a Data/Hora da inserção.

Abaixo temos um exemplo de preenchimento da aba DADOS :

O proximo bloco é o que vai trazer informações sobre os produtos que apresentaram o problema. Iniciamos com a seleção do tipo da ocorrência , se Nacional (entre as Filiais / Centros de Distribuição da Empresa) , ou Internacional, quando envolve o transporte de produtos para o exterior.

No caso ser Nacional teremos os seguintes campos para identificar o problema : 

   1) Nr. DT – Documento de Transporte
   2) Transportadora
   3) Placa do Veículo
   4) NF – Nota Fiscal 
   5) Tipo (definindo se é um pallet, bobina ou outro tipo de forma de envio do produto
   6) Código da Etiqueta (seria o código de barras que contém todas as informações que identificam aquele produto. Nele conseguimos identificar campos que definem o produto em si, Ordem de Produção, etc. dependendo da configuração da empresa) 

A imagem abaixo mostra um exemplo de tela já preenchida com as informações : 

A partir da versão 19.8.0, se o usuário estiver usando um celular para cadastrar a ocorrência, esse código pode ser coletado através da câmera do celular  agilizando o cadastro das informações. Para isso basta clicar no botão “Acionar a Câmera” para coletar a informação. 

No caso ser Internacional substituimos os campos do primeiro bloco apenas com o campo Nr. Container ficando com as seguintes informações : 

   1) Nr. Container
   2) NF – Nota Fiscal 
   3) Tipo (definindo se é um pallet, bobina ou outro tipo de forma de envio do produto
   4) Código da Etiqueta (seria o código de barras que contém todas as informações que identificam aquele produto. Nele conseguimos identificar campos que definem o produto em si, Ordem de Produção, etc. dependendo da configuração da empresa) 

O usuário pode então “Salvar e Sair” sem mais informações registradas ou seguir para o próximo bloco que permite adicionar Imagens ou Arquivos PDF releventes à Ocorrência. 

A adição é feita clicando no icone de Adição no canto inferior direito do bloco. 

Ao clicar no ícone, o sistema apresenta uma janela para selecionar o arquivo a ser anexado. 

Podem ser anexados vários arquivos na Ocorrência bastando repetir o processo. 

Caso o usuário esteja realizando o cadastro da Ocorrência pelo celular, ao clicar no icone, o celular vai apresentar as opções de ações como na figura abaixo: 

Com a opção “Câmera” acionada o usuário captura a imagem e vai diretamente para a ocorrência. Na opção de “Fotos e Videos” pode selecionar um arquivo de imagem ou PDF já armazenado no seu dispositivo. 

A adição de arquivos de imagem é feita utilizando o botão ” + ” em vermelho no lado direito do modal. 

Podem ser selecionadas uma ou várias imagens num mesmo processo antes de salvar , ou ir adicionando imagens individualmente. 

O Gestox também foi preparado para se adaptar ao formato da tela e com isso o portal pode ser acessado por meio de tablets ou celulares. Isso facilita e agiliza a adição de imagens que podem ser coletadas pelo próprio dispositivo e inseridas diretamente na Ocorrência. 

A coleta de imagens pode ser feita a qualquer momento do processo, por exemplo criando a ocorrência pelo computador e adicionando imagens com o uso do celular.

Adicionalmente, desenvolvemos uma forma de ampliar a imagem salva sem precisar fazer o download, que continua sendo uma opção para o usuário. Segue abaixo exemplo de imagem quando o usuário clica sobre ela : 

Depois de Salvar a Ocorrência ela vai aparecer na tabela inicial do Portal de Ocorrências e pode ser consultada pelos usuários. Lembrando que nesse momento inicial a ocorrência fica no Status ABERTA. 

Quando a Ocorrência for consultada novamente vai estar disponível um Bloco adicional referente ao registro de uma “Ação Imediata” que vai ser tomada pela ORIGEM para resolução do problema. 

O usuário responsável pode digitar o texto no campo de “Adicionar Ação Imediata” e salvar a Ocorrência. 

Sumário
Close Bitnami banner
Bitnami