Dentro do conceito do Gestox entendemos por MOVIMENTAÇÃO, qualquer alteração de STATUS, LOCAL ou FILIAL que um item de Estoque possa sofrer. Definimos formas MANUAIS e AUTOMÁTICAS de movimentar os itens de Estoque.
As Movimentações MANUAIS englobam as movimentações realizadas com o uso de leitores de Código de Barras ou por digitação do código numérico indicado na TAG RFID ou mesmo utilizando ao APP Gestox instalado no Tablet e o leitor RFID Móvel.
Já as AUTOMÁTICAS são realizadas com o registro automático da passagem de uma TAG cadastrada por um Portal RFID Fixo.
Todas as movimentações ficam armazenadas no Histórico para consultas específicas.
Movimentação SEM RFID
É a forma mais simples de movimentação de itens. Não há necessidade de se ter um equipamento RFID.
O usuário pode :
Digitar código da TAG RFID impresso na TAG ASSOCIADA ao Item de Estoque ou
Fazer a leitura do código de barras da TAG ASSOCIADA ao item de Estoque
Equipamentos necessários
Vamos usar o campo de Busca de Estoque por EPC
No caso, estaremos utilizando o EPC da TAG que é o código de 8 dígitos impresso na TAG. Após a digitação do código da TAG RFID e apertamos o ENTER, o Gestox busca as informações da TAG no sistema e apresenta na tabela.
Caso o operador esteja usando um leitor de código de barras para a coleta do código da TAG, o próprio leitor envia o <ENTER> para o sistema e ele já busca a informação no banco de dados. Isso agiliza a movimentação dos itens do estoque.
Podemos incluir vários itens para movimentação, desde que seja a mesma movimentação para todos.
O Gestox vai sinalizar caso seja incluída na tabela uma TAG que não pertença a FILIAL em que se está conectado :
Se considerar que a movimentação não é correta, o item pode ser deletado da lista.
Foi adicionada uma funcionalidade adicional de bloqueio de inclusão de itens na lista de movimentação caso o código do item digitado não pertencer ao Estoque daquele Cliente / Filial e nesses casos é apresentada uma mensagem de alerta no topo da tela de Movimentações sem RFID :
Finalizada a seleção das TAGs a serem movimentadas, devemos clicar no botão de movimentação no lado direito superior da Tabela :
Com isso abrimos o Modal de Cadastro de Movimentação :
e preenchemos os campos solicitados.
Ao clicar em SALVAR, a movimentação é registrada. É necessário preencher os campos de FILIAL, LOCAL e STATUS para que o botão de SALVAR fique liberado.
Na versão atual do sistema o campo Filial / Cliente aparece sem preenchimento automático no Modal para evitar erros de movimentação de produtos.
Movimentação em Bloco SEM RFID
Essa opção de movimentação foi desenvolvida para facilitar a movimentação de itens com uma mesma característica sem necessidade de coletar os códigos de barra das TAGs dos itens.
Essa opção só é liberada para determinados perfis da cadeia de distribuição ou faturamento de itens de estoque.
Foram adicionados campos específicos para seleção de Range de Datas, Status, Local e ainda por alguma parte da descrição do produto :
Com isso conseguimos, por exemplo, selecionar os itens aguardando Faturamento e fazer a movimentação em bloco, sem necessidade de coletar os códigos das TAGS em questão.
Depois de selecionados os itens, seguimos o mesmo procedimento de movimentação indicado no capítulo anterior.
Em algumas empresas as movimentações de produtos podem envolver a emissão de Nota Fiscal. Nesses casos é habilitado um campo adicional no perfil da Empresa para que essa informação possa ser adicionada na movimentação :
Sempre que o campo for preenchido, armazenamos a data de inclusão da informação para uso em outras funcionalidades.
Só os usuário com o perfil de acesso liberado podem fazer alterações no campo Nota Fiscal ou mesmo usar o botão “Limpar Data” para remover as informações de NF e Data incluídas.