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6. Interface com o Whatsapp

Interface com o Whatsapp

Neste capítulo vamos descrever o processo de agendamento realizado pelo cliente utilizando o número de acesso cadastrado no Whatsapp. 

Informações Relevantes

Para que o usuário consiga fazer um agendamento com sucesso, são necessárias 4 informações :

  1. Local de Coleta ou de realização do Serviço 
  2. O número do Pedido ou Ordem de Serviço 
  3. A data solicitada de agendamento 
  4. A escolha do horário escolhido dentro das possibilidades existentes

A sequência do “ChatBot” (Textos e Opções enviados ao cliente para fornecer as informações relevantes) é definida junto à empresa que contrata o Portal de Agendamentos. Todas as mensagens são customizáveis, mas dependem um pouco de como serão segmentadas as opções para definição do Local de Retirada / Execução do Serviço.   

Definição do Número de Acesso

O número de acesso é definido pela empresa e pode ser um número de celular ou telefone fixo. A empresa passa por um processo de cadastro e verificações realizados pela empresa Integradora e pela própria empresa  junto ao Facebook para liberação do número que será usado como Whatsapp Business. 

Depois de finalizado o processo e das configurações do Chatbot o número de acesso pode ser divulgado aos clientes para início dos agendamentos. 

Sequência do Chatbot

No processo de Agendamento de Coletas ou Serviços, a conversa é sempre iniciada pelo cliente enviando uma mensagem qualquer ao número cadastrado. Na sequencia apresentamos as duas opções iniciais referentes à ação a ser tomada. Nesse caso temos a possibilidade de Agendar ou Cancelar um agendamento : 

Processo de Agendamento

Nesse caso o usuário selecionou a opção “1” para agendar uma coleta. 

O passo seguinte é a seleção da primeira informação obrigatória que é o local da coleta pelo cliente. Essa definição dependo muito da quantidade de opções a serem apresentadas ao cliente. Dependendo do caso temos que fazer uma pré-seleção da região para então apresentar as opções de localidades como no exemplo abaixo : 

Os próximos passos (itens obrigatórios 2 e 3)  são informados pelo clientes : o Número do Pedido e a Data solicitada de coleta : 

Nesse momento o Gestox recebe a solicitação e faz uma busca dos horários disponíveis dentro da grade configurada na localidade selecionada considerando a quantidade de atendimentos disponibilizados e retorna ao usuário a lista com as opções : 

No caso acima o usuário selecionou a opção 1 da lista ( horário das 07:00 às 09:00) e no final recebe uma mensagem de confirmação do agendamento : 

Como o agendamento só é finalizado quando o cliente envia a opção de horário selecionado e considerando que outros clientes estejam selecionando as mesmas opções ao mesmo tempo, aquela solicitação que chegar antes ao servidor é a que vai conseguir efetivar o agendamento. 

Se isso ocorrer os outros usuários recebem uma mensagem de que o horário acabou de ser selecionado por um outro cliente e retorna o processo para que nova data / horário sejam selecionados.  

Uma outra situação prevista é que o usuário tente agendar umaColeta ou Serviço que já foi agendado. Nesses casos o sistema retorna uma mensagem de que o agendamento já foi feito 

Processo de Cancelamento pelo Cliente

Caso o cliente deseje cancelar um agendamento ele pode utilizar a opção 2 do menu e depois informar o Pedido / Ordem de Serviço. 

Caso o Pedido / Ordem de Serviço informado não seja encontrado no sistema o usuário recebe uma mensagem de alerta e retorna à opção de informar o número do Pedido / Ordem de Serviço. 

Opção de Cancelamento pela Empresa

Como informado em capítulos anteriores, existe a opção da Empresa enviar um cancelamento do agendamento desde que não tenham se passado 24 horas desde a última mensagem trocada dentro do processo. Nesse caso o cliente vai receber uma mensagem indicando que a coleta foi cancelada e o motivo do cancelamento como no exemplo abaixo :  

Caso o prazo de 24h já tenha expirado, o responsável pelo pedido é informado pelo sistema que não pode mais enviar a mensagem e que deve entrar em contato telefônico com o cliente paar que ele reagende a coleta. 

Sumário
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